Você pode queimar gordura e construir músculos, mas uma célula de gordura nunca se transformará em uma célula muscular. A gordura corporal é um local de armazenamento, onde nosso corpo deposita energia extra quando consumimos mais calorias por dia do que queimamos. Se alguém continua a consumir mais calorias do que necessita, o tamanho de suas células de gordura existentes aumenta. Quando nós "queimamos gordura" estamos na verdade, encolhendo o tamanho de nossas células de gordura, utilizando a energia que foi armazenada. Há também um número fixo de células musculares, por isso, quando dizemos que estamos construindo músculos, na verdade, as células musculares individuais estão aumentado de tamanho, ou seja, de volume.
Se você queima gordura e aumenta sua musculatura, a balança provavelmente continuará igual, mas suas medidas estarão menores. Issa acontece porque a gordura ocupa mais espaço que o músculo, isto é, o mesmo volume de músculo pesa menos que o mesmo volume de gordura.
Se o seu objetivo principal é emagrecer e melhorar a forma corporal, em vez de subir na balança, considere a medição de sua composição corporal. Métodos para avaliar a composição corporal (massa magra versus massa de gordura corporal) podem ajudar a dar uma idéia mais exata do que compõe seu corpo. Consulte um Personal Trainer para ajuda-lo a determinar um plano de exercícios que seja mais adequado para você. Se seguir um programa alimentar e de exercícios adequado, você poderá notar que seu peso na balança não se alterará muito no inicio, mas vai perceber que suas medidas vão melhorar.
Com o tempo você pode ganhar massa muscular e queimar gordura através de uma variedade de atividades, incluindo corrida e musculação, além de combinações de outras formas de exercícios aeróbios e exercícios anaeróbios.
Mas atenção: o corpo de adapta à rotina de exercícios, tanto as que exigem esforços cardiorrespiratórios (corrida), como aqueles que exigem força muscular (musculação).
Após semanas ou meses de treinamento, os exercícios passam a ser feitos sem esforço e por isso não dão mais resultado. Para experimentar a melhora contínua do condicionamento físico, é preciso desafiar o seu corpo, fazendo seus exercícios progressivamente mais difíceis.
Procure manter o equilíbrio e evitar os extremos. Ao tentar perder gordura, é importante trabalhar na preservação muscular. Quem só corta calorias, freqüentemente perde massa magra (ou massa muscular) do corpo e consequentemente diminui seu metabolismo. Envolver-se na formação da resistência cardiorrespiratória e na manutenção da massa muscular ajuda tanto na saúde óssea como no tônus muscular.
Perder gordura e ganhar músculo não requer milagres, mas envolve uma abordagem inteligente sobre exercícios e nutrição.