Atividade Física e Nutrição para uma vida melhor

Atividade Física para o Bem-Estar

Fazer exercícios é tão bom para a saúde que seus benefícios podem ser divididos em físicos e psico-emocionais. Quem faz atividade física tem muito mais facilidade em manter o controle do peso corporal, porque, além do maior gasto energético, o exercício aumenta a massa e a força muscular, mantendo as taxas metabólicas mais altas e reduzindo a gordura intra-abdominal.
Essas ações melhoram a sensibilidade das células do corpo à ação da insulina e, em consequência, os níveis de glicose ficam mais saudáveis. Além disso, melhora a resistência cardiovascular e a frequência dos batimentos cardíacos fica mais lenta, diminuindo a pressão arterial e aumentando o fôlego ou capacidade pulmonar.
Pessoas ativas têm um perfil de gordura mais saudável porque aumenta o colesterol bom (HDL), o colesterol total diminui e os níveis de triglicérides ficam mais baixos.
A saúde dos ossos e das articulações é sensivelmente melhor nas pessoas ativas. Pessoas que ingerem a quantidade correta de cálcio ao longo do dia e que praticam alguma atividade física estão fazendo o que existe de mais eficiente para prevenir o aparecimento da osteoporose.
Já sei, a correria do dia a dia, o trânsito cada dia mais caótico, a diminuição das pausas para descanso e alimentação adequados estão te deixando estressado? Pois saiba que quem mantém uma rotina de exercícios está mais bem-preparado para lidar com o estresse. E poderíamos mencionar muitas outras vantagens e benefícios de fazer exercícios físicos. Acreditamos mesmo que quase ninguém, nos dias de hoje, ignora que gastar energia faz bem. Mas sabemos também que apenas registrar esse conhecimento, sem colocar em prática, não é o suficiente.
O ideal é fazer atividade física pelo menos quatro vezes na semana, mesmo que 30 minutos por dia.
Mas atenção, quem está inativo por muito tempo, está acima do peso ou apresenta algum outro problema de saúde, precisa antes fazer uma boa revisão médica, principalmente focada na avaliação da capacidade pulmonar, além de avaliar o risco que o exercício pode trazer para as articulações. Feito isso, o profissional de Educação Física é quem melhor pode indicar o programa adequado para cada caso.
Mesmo que você comece devagar, o importante é começar! Faça exercícios em um ritmo que seja confortável e seguro, até que esse hábito saudável faça parte da sua vida.

Abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário