Atividade Física e Nutrição para uma vida melhor

5 hábitos para sua saúde e peso ideal

Segue algumas dicas básicas para você adotar como hábitos saudáveis em sua vida.
Lembrando sempre que não é da noite para o dia que conseguimos promover uma mudança de hábito, mas a cada dia se esforce um pouco mais do que no dia anterior e com certeza conseguirá!

1º hábito: Sair da mesa com estôgamo leve
Quando o estôgamo está cheio ele não consegue digerir bem o alimento e a digestão fica lenta. Você não se nutre bem e ainda fica pesado. A comida é utilizada como fonte de energia pelo nosso organismo, mas quando nos alimentamos em excesso, a comida que não for utilizada como energia, será armazenada em forma de gordura. Nosso estômago é como um balão, que cada vez fica maior e precisa de mais comida.
Solução: Não coloque muita comida no prato e pare de comer antes de se sentir satisfeito, espere 15 munitos até que o comando de saciedade chegue ao cérebro; se continuar com fome depois desse tempo, coma um pouco mais.

2º hábito: Evitar carências nutricionais
Carência nutricional significa que você come de tudo, mas não dá ao seu organismo o que ele realmente precisa, como frutas, verduras, vitaminas, água, oligoelementos, etc. Essa falta de nutriente causa ansiedade e você sempre fica com a sensação de que acabou de comer e ainda está com fome. Quando sentimos fome, o organismo não tem a capacidade de "gritar" de que nutriente ele prescisa, e assim comemos sempre mais do que precisamos e não conseguimos nos nutrir.
Solução: aumentar a ingesta de frutas e verduras e tomar um suplemento de vitaminas em tabletes, pois infelizmente somente na alimentação tradicional não conseguimos suprir a necessidade de nutrientes que nosso organismo precisa.

3º hábito: Beba muita água
A água é fundamental para desintoxicar o organismo. Sem ela o organismo não libera as gorduras e as toxinas e então emagrecer se torna uma tarefa muito difícil. Tome pelo menos 3 copos de água logo de manhã, pois seu organismo trabalhou a noite inteira e precisa de água para liberar as toxinas acumuladas. Durante o dia beba 2 litros de água. (Mais informações sobre a importância da hidratação no arquivo do blog de 16 de fevereiro de 2011)

4º hábito: Equilíbrio entre macronutrientes
Os macronutrientes são necessários ao organismo diariamente. Constituem a maior parte na alimentação pois fornecem energia e componentes fundamentais para o crescimento e manutenção do corpo. São eles: carboidratos, proteínas e gorduras (ou lipídeos). Sempre que você for se alimentar deve estar atento à quantidade de cada um deles que coloca no prato.
Carboidrato: é sempre considerado o vilão da dieta, mas é bom lembrar que nosso corpo precisa dele para ter energia. O grande problema é que comemos em excesso, e esse excesso é armazenado em forma de gordura. Também não adianta aboli-los da dieta, pois a falta deles vai causar fraqueza e insônia. As fontes de carboidrato são: massas, pão, arroz, batata, farinha, bolo, doces. O ideal é optar sempre por alimentos integrais, que além de fornecer a energia que precisamos têm grande quantidade de fibras que ajudam a dar mais saciedade.
Proteína: são importantíssimas para a construção de músculos e também participa da defesa do organismo. Sua falta deixa o metabolismo mais lento e sentimos mais sensação de fome ao longo do dia. As fontes são: carne, peixe, ovo, leite e derivados, soja, etc
Gorduras (lipídeos): tem valor calórico duas vezes maior do que o dos carboidratos e das proteínas. É importante como fonte e reserva energética, ou seja, a gordura funciona como principal depósito do excesso de energia alimentar (aquele excesso que você comeu e o organismo não conseguiu utilizar tudo como forma de energia). A gordura também desempenha um importante papel protetor dos órgãos vitais como coração, rins e fígado.
Solução: evite frituras e doces; quando for fazer o seu prato, procure colocar apenas 1/4 de carboidratos e prefira sempre os integrais; aumente a ingestão diária de proteínas

5º hábito: Distribuição das refeições
Quando fazemos longos intervalos entre uma refeição e outra chegamos para a próxima refeição com uma fome descontrolada e sempre comemos mais do que precisamos. Quando pulamos refeições o organismo tende a economizar energia para não correr o risco de "falhar", por isso o metabolismo fica muito mais lento e, consequentemente, acumulamos mais gordura. Esse é o motivo principal que a maioria das pessoas que iniciam um regime de "fechar a boca" não conseguem perder peso. Deixar de comer engorda, essa é a verdade!
Solução: Fazer de 5 a 6 refeições pequenas por dia - café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia
Coma sempre mais proteínas e vitaminas e menos carboidratos nas refeições

Se você conseguir seguir esses 5 passos para sua saúde e peso ideal, eu garanto que você terá uma qualidade de vida e de alimentação muito melhor.

Saúde!!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário