Atividade Física e Nutrição para uma vida melhor

Melhore a saúde do seu cérebro

Por Dr. Gary Small ¹,

Conforme envelhecemos quase todos nós percebemos que a capacidade da nossa memória diminui. Lembramo-nos de coisas da nossa infância, mas não conseguimos nos lembrar de detalhes acontecidos ontem. Uma parte das habilidades da memória e do pensamento é herdada de nossos pais, mas a influência mais importante vem dos hábitos e do estilo de vida.
Nos livros que tenho escrito e nos programas de computador que tenho desenvolvido, tenho focado em quatro áreas principais - exercícios mentais e de memória, aptidão física, controle do estresse e dieta saudável para o cérebro. Minhas pesquisas sugerem que a resposta a cada uma dessas áreas tem um efeito sinérgico que melhora a saúde do cérebro.
Manter a mente ativa é um exercício para os circuitos neurais do cérebro. Mas também é útil aprender técnicas específicas de memória para superar alguns declínios comuns relacionados à idade. Talvez, a queixa mais comum das pessoas é o desafio de lembrar nomes e rostos de pessoas que encontramos.
Uma razão muito comum do porquê temos dificuldade em lembrar os nomes de pessoas - às vezes, apenas alguns segundos após sermos apresentados - é que, em primeiro lugar, não estamos prestando atenção. Felizmente, para aqueles que tem dificuldade em ser "bons fisionomistas", há muitas estratégias fáceis para melhorar a capacidade de lembrar nomes.
Um exemplo é repetir o nome durante uma conversa ou comentar sobre como a pessoa nos faz lembrar de alguém conhecido com o mesmo nome. Se uma pessoa tem um nome complicado, peço-lhe para soletrá-lo - às vezes apenas visualizando a imagem do nome escrito, consigo fixá-lo em minha memória. Se eu repetir o nome da pessoa ao me despedir, também é uma forma de lembrar depois. Para que as informações sejam registradas em nosso banco de memórias é preciso que elas sejam repetidas em  certa medida.
Mas o método mais eficaz para lembrar nomes e  rostos usa três habilidades básicas da memória que eu chamo: LOOK (OLHAR), SNAP (FOTOGRAFAR) e CONNECT (CONECTAR). Primeiro, certifique-se que você realmente tirou um tempo para se concentrar no nome (LOOK - olhar). Então, crie imagens mentais instantâneas (SNAP - fotografar), do nome e do rosto. Por fim, conecte (CONNECT - conectar) a imagem do nome com a do rosto, criando imagens adicionais para que você possa facilmente recuperar as informações mais tarde.
Veja como funciona: para criar uma imagem  instantânea ou SNAP para o rosto, escolha uma característica facial que possa ser fácil de lembrar. Olhe para o rosto da pessoa e procure a característica mais marcante, se é um nariz pequeno, orelhas grandes, penteado incomum, ou covinhas profundas. Muitas vezes, a primeira característica notável que você percebe é a mais fácil de lembrar depois.
Para criar a SNAP do nome, preste atenção que todos os nomes podem ser colocados em dois grupos: aqueles que tem um significado e invocam imagens visuais, e aqueles que não o fazem. Nomes como Madeira, Carvalho, Oliveira, Branco ou Prata todos têm um significado que pode trazer uma imagem à mente. Quando encontro o Sr. Madeira, eu penso em um pedaço de madeira, quando vejo uma folha em branco ou um objeto prata me lembro do Sr. Branco ou da Sra. Prata.
Outra forma de baixar os níveis de estresse é fazer algum exercício físico. A aptidão física para a saúde do cérebro significa condicionamento cardiovascular moderado e regular. Estudos sistemáticos descobriram que fazer uma rápida caminhada de 15 minutos por dia melhora a saúde do coração e a saúde do cérebro. Treinamento de força também tem sido associado a um melhor desempenho mental.
A dieta saudável para o coração também é uma dieta saudável para o cérebro. Frutas e verduras antioxidantes assim como peixes ricos em gorduras Ômega-3, são os principais componentes da dieta saudável para o cérebro. Controlar as calorias também faz diferença, porque o excesso de peso ou obesidade aumenta o risco de doenças físicas que podem ter um impacto negativo sobre a saúde do cérebro.
Quando nossa memória funciona melhor, ela já elimina o estresse do esquecimento que vivemos, mas não podemos eliminar todo o estresse de nossas vidas. Podemos, no entanto, controlá-lo melhor. Verificou-se que o estresse crônico prejudica a saúde do cérebro e a capacidade da memória. Eu geralmente recomendo que as pessoas tentem diferentes exercícios ao longo do dia para relaxar - às vezes uma parada de cinco minutos associada a um exercício de respiração profunda ou meditação pode ter um grande impacto sobre o humor e a memória. Estudos sobre os exercícios de Tai Chi Chuan constataram que eles melhoram o humor e a capacidade cognitiva.
A chave para melhorar a saúde do cérebro é trabalhar todos os dias com essas estratégias e encontrar uma maneira de torná-las divertidas e envolventes. Assim, manter um estilo de vida saudável para o cérebro não será trabalho, mas sim uma forma de brincar. Nunca é cedo ou tarde demais para começar a proteger o nosso cérebro, e cada um de nós tem mais controle sobre ele do que imagina.




¹ Dr. Gary Small é membro do Conselho Científico da Herbalife. É autor dos livros: "A Ciência da Longevidade " - já lançado no Brasil; "The Memory Bible" e "The Alzheimer`s Prevention Program". Para maiores informações, visite DrGarysmall.com







Adote um estilo de vida saudável e ativo

Nosso organismo é constituído por milhões de células que formam os tecidos e sistemas, e que, funcionando em perfeita harmonia, determinam o grau de saúde e disposição que apresentamos no dia a dia.
As células estão constantemente num delicado processo de destruição e regeneração. Quando a destruição é maior que a regeneração, as pessoas sentem fraqueza, cansaço, desânimo. As marcas desse desequilíbrio não tardam a aparecer na forma de doenças e do envelhecimento precoce.
A chave para proteger nosso corpo contra a ação desses agentes agressores e ao mesmo tempo promover e facilitar a capacidade de regeneração e renovação dos tecidos é bastante simples: ADOTAR UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL E ATIVO!!!
Controlar o estresse, dormir o suficiente, habitar-se bem, proteger a pele contra os raios nocivos do sol, não fumar, usar bebidas alcoólicas com moderação e beber líquidos em quantidade adequada, são medidas que facilitam e ajudam as vitaminas e os minerais a proteger e renovar nossas células e tecidos.
Para o processo de regeneração e renovação, as células utilizam diariamente vitaminas, minerais, ácidos graxos (gorduras), aminoácidos (que formam as proteínas), água e carboidratos. O processo de proteção e regeneração é exercido pelos agentes antioxidantes.
Alguns destes nutrientes são chamados de essenciais, ou seja, são substâncias que o organismo não produz e que, por isso, devem ser adquiridos através da alimentação.
As vitaminas, principalmente a C, E e o betacaroteno (precursor da vitamina A) participam ativamente dos processos de regeneração do organismo. Além disso, são antioxidantes poderosos que protegem os tecidos contra a ação maléfica dos radicais livres. Suas principais fontes são frutas, verduras e legumes, mas também são encontradas no leite, na carne, nos ovos e nos cereais.
Outras enzimas antioxidantes e importantes na regeneração das células utilizam o cobre,zinco, selênio e manganês para funcionar adequadamente. Por isso, esses minerais não podem faltar na alimentação diária.
O chá verde, utilizado há mais de 4 mil anos, também oferece uma excelente proteção contra os radicais livres através dos flavonóides, que são poderosos antioxidantes. A ingestão de alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 diminuem o risco de doenças cardíacas, ajudam a manter normais os níveis de triglicerídeos e colesterol no sangue, participam no controle das inflamações e alergias e ajudam no desenvolvimento cerebral. Isso ocorre porque essas gorduras saudáveis são vitais na formação e regeneração de células nervosas, veias, artérias e pele. Os ácidos graxos essenciais, não são produzidos pelo organismo e sua principal fonte são peixes de água gelada, frutos do mar, óleo de canola e sementes oleaginosas.
Estudos recentes ¹ comprovaram que o acúmulo de gordura na região abdominal, a chamada gordura visceral, faz com que o organismo produza substâncias inflamatórias para se defender. Essas substâncias, por sua vez, vão provocar dano aos tecidos e células, causando envelhecimento precoce, falta de disposição, além de contribuir para o surgimento de diabetes tipo II, hipertensão e doenças cardiovasculares. A simples diminuição da circunferência abdominal, através da boa alimentação e atividade física já é suficiente para reduzir drasticamente a produção dessas substâncias que agridem as células.

Proteja e renove seu organismo com a boa nutrição e um estilo de vida saudável e ativo. Saúde!!!!!




¹ Obesity (2006) 14, 16S-19S; doi: 10.1038/oby.2006.277.Why Visceral Fat is Bad: Mechanisms of the Metabolic Syndrome. Richard N. Bergman, Stella P. Kim, Karyn J. Catalano, Isabel R. Hsu, Morvarid Kabir, Katrin Hucking and Marilyn Ader