Atividade Física e Nutrição para uma vida melhor

Substitutos Parciais de Refeições

Uma ferramenta científica para controle de peso e boa nutrição

Se por um lado, para a Organização Mundial de Saúde, a epidemia de obesidade é a maior questão de saúde pública do século XXI, por outro, os indivíduos estão cada vez mais com dificuldades para atingir todas as suas necessidades de nutrientes. O estilo de vida sedentário, os erros alimentares e o estresse do dia a dia estão entre as principais causas.
Assim, o grande desafio para a ciência da nutrição é: Como oferecer para as pessoas uma refeição nutricionalmente saudável e com calorias adequadas?
Existem muitas abordagens científicas que promovem uma alimentação variada, segura do ponto de vista nutricional e com calorias controladas. Dentre elas estão os Substitutos Parciais de Refeição, muitas vezes conhecidos apenas pelo nome de "shakes", e que podem ser utilizados tanto em programas para a redução de peso, como para a manutenção do peso saudável depois do emagrecimento e também para preservar e aumentar a massa muscular, desde que associados à atividade física regular.
Em 2010 a EFSA (Europeean Food Safety Authority), que é o principal órgão da Comunidade Européia para avaliação dos riscos em matéria de alimentos e segurança alimentar, foi convocada para fornecer uma opinião científica sobre os Substitutos Parciais de Refeição.
Esse painel de especialistas¹ baseou sua avaliação em inúmeros estudos clínicos e meta-análises e concluíram que o uso de Substitutos Parciais de Refeição com, no máximo, 250 calorias e com conteúdo de nutrientes de acordo com a legislação vigente proporcionou redução de peso em quase o dobro dos indivíduos estudados quando comparados com aqueles que seguiram uma dieta hipocalórica convencional. Eles concluíram a eficácia na redução de peso quando há substituição de duas refeições por dia e manutenção do peso após o emagrecimento, quando há uma refeição substituída.
Portanto, os Substitutos Parciais de Refeição são "seguros, eficazes e saudáveis para perda de peso, mais do que a contagem convencional de calorias."
Esse dado científico fica fácil de ser entendido observando o seguinte exemplo: Um café da manhã tradicional, com cerca de 600kcal é substituído por um shake corretamente preparado, com cerca de 210kcal. A pessoa que opta pelo shake, recebe todos os nutrientes que seu organismo necessita para uma refeição e deixa de consumir aproximadamente 400 kcal. Se substituir o café da manhã e mais uma refeição (almoço ou jantar), terá economizado 800 kcal. Em 10 dias o resultado será 8000kcal a menos.
De uma maneira geral, sempre que uma pessoa de 80 Kg de peso deixar de ingerir 8.000kcal, ela irá reduzir 1 kg.
Além dos cientistas da EFSA, vários outros estudos clínicos, como os realizados na Alemanha, Coréia, UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles) e aqui mesmo no Brasil têm chegado às mesmas conclusões.
Os shakes, quando utilizados como parte de um programa de alimentação variada, saudável, com calorias controladas mais atividade física adequada, são comprovadamente eficazes no controle do peso, redução da gordura corporal e preservação da massa muscular.
Com essas informações, fica fácil de entender por que cada vez mais atletas, jogadores de futebol, médicos, nutricionistas e pessoas de todos os grupos sociais estão adotando essa ferramenta prática e nutritiva.
Os substitutos de refeição, os "shakes", são uma opção saborosa para estar sempre na sua melhor forma e de bem com a vida.

E você? Já tomou seu shake hoje?

Um ano novo super saudável a todos!


Fonte: Calátogo Herbalife, Edição 7/2011, pág. 16 e 17

¹ Scientific Opinion on the substantiation of health claims related to meal replacements for weight control (as defined in Directive 96/8/EC on energy retricted diets for weigth loss) and reduction in body weigth (ID 1417), and maintenance of body weigth after weigth loss (ID 1418) pursuant to Article 13 (1) of Regulation (EC) No 1924/20061

(1) EFSA journal 2010; 8(2):[19 pp]. doi:10.2903/j.efsa.2010.1466

Nenhum comentário:

Postar um comentário