Atividade Física e Nutrição para uma vida melhor

Crianças – O Exemplo é o melhor presente


Por Dr. Nataniel Viuniski¹,

"Todos nós sabemos que um estilo de vida saudável oferece muitos benefícios. E se buscamos esse objetivo para nós, é muito natural que o desejemos ainda com mais intensidade para  nossos amados filhos.
A Academia Americana do Coração declarou recentemente que combater a obesidade na infância é a melhor forma de prevenir os problemas cardiovasculares nos adultos.
A grande questão é: o que nós pais podemos fazer para que nossas crianças sejam bem nutridas e saudáveis, tendo uma infância feliz e vida adulta sem fatores de risco?
A resposta começa ainda dentro do útero. Bebês que sofreram desnutrição no período fetal, apresenta maior risco para obesidade e doenças cardiovasculares no futuro. Eles aprendem  a desempenhar as suas funções metabólicas com a pouca energia que atravessa a placenta e depois, vão reproduzir esse comportamento pelo resto da vida.
Por outro lado, bebês frutos de uma gestação onde a mãe aumentou muito de peso, também estarão com as chances aumentadas para apresentar excesso de peso, diabete tipo II e hipertensão em algum momento da sua existência.
O maravilhoso leite materno no primeiro ano de vida do bebê é uma excelente proteção contra a obesidade em todas as fases da vida. Vários estudos mostram que crianças que recebem leite materno exclusivo nos primeiros meses, são mais saudáveis que seus pares que receberam outro tipo de alimento. Além disso, adultos que, quando bebês foram amamentados somente com leite materno, estão mais protegidos contra a obesidade e doenças metabólicas, quando comparados com indivíduos que foram alimentados com mamadeira.
Mas a grande ferramenta que temos para educar e ensinar nossas crianças é o exemplo. Nessa fase da vida, os adultos funcionam como modelos a serem seguidos. E isso é uma grande responsabilidade.
Filhos que desde a mais tenra idade estão acostumados a ver seus pais comendo frutas, verduras, legumes, lácteos, refeições preparadas com carinho, dentro de casa, tomando muita água e principalmente fazendo atividade física, vão incorporar essa forma de agir e reproduzir esse comportamento pela vida afora.
As crianças não são responsáveis por aquilo que a família come, pela forma como os alimentos são preparados e nem pelo estilo de vida que a família adota.
Passar um domingo junto à natureza, se divertindo e gastando energia ou ficar em casa, assistindo televisão e comendo guloseimas é uma escolha que não depende dos filhos.
Porém, assim como a família atua influenciando os hábitos das crianças, elas também são poderosos agentes de mudança.
Quando os jovens estão motivados por alguma causa, são capazes de transformar o ambiente familiar e não descansam até que todos tenham adotado aquilo que eles propõem. Exemplo disso são as campanhas de uso de cinto de segurança ou “mantenha a cidade limpa”. Quem sabe um dia, o estilo de vida saudável também possa ser alvo desse tipo de ação?
As crianças precisam receber uma alimentação saudável e colorida, como pelo menos 5 tipos diferentes de frutas ou vegetais ao longo do dia, formar o hábito de fazer um bom café da manha, beber muita água e evitar o sedentarismo.
Quando pensamos em qual o presente mais valioso que podemos ofertar aos nossos fihos, vale a pena lembrar que o nosso próprio exemplo costuma ser aquilo que eles mais apreciam.
Ter uma alimentação saudável, um peso adequado, ser ativo e de bem com a vida. O que mais podemos desejar para nós e para aqueles que nós mais amamos?"


¹ Dr. Nataniel Viuniski é médico nutrólogo e pediatra especialista em obesidade infantil. Autor do livro "Obesidade Infantil - Guia Prático". Também é Membro do Conselho para Assuntos Nutricionais da Herbalife Internacional do Brasil.



A cafeína

Desde a pré história, a humanidade conhece os efeitos revigorantes e benéficos para a saúde de bebidas que contêm cafeína. Existem registros milenares sobre este fato na antiga China, Índia e Arábia.
A cafeína pertence ao grupo das xantinas e é encontrada em mais de 60 tipos diferentes de plantas, principalmente no café, chás, erva-mate, guaraná, e também no chocolate e refrigerantes à base de cola. Como a cafeína está presente em todos esses itens, podemos afirmar que 80% da população mundial fazem uso desta substância diariamente.
Apesar de todos os estudos apresentados até agora comprovarem que é bastante segura, as recomendações médicas e científicas são todas na direção de que não se deve consumir cafeína em excesso.
Igualmente a qualquer outra substância, cada pessoa apresenta um grau de sensibilidade diferente com relação à cafeína. Assim como alguns indivíduos consomem uma quantidade muito grande e nada sentem, outros, mais sensíveis, podem sentir efeitos indesejáveis como agitação, insônia e até mesmo alterações nos batimentos cardíacos, com doses consideradas pequenas.
Outra observação importante é que a cafeína passa pelo leite humano e pode desencadear contrações uterinas. Desta forma, crianças, lactentes, mulheres que amamentam, gestantes além de pessoas portadoras de problemas cardíacos e psiquiátricos, indivíduos que utilizam outros estimulantes do sistema nervoso ou com problemas de insônia devem evitar, ao máximo, utilizar bebidas ou produtos cafeinados.
De uma forma suave e natural, a cafeína eleva as taxas metabólicas fazendo com que o organismo gaste um pouco mais de energia. Mas preciso ser categoricamente clara: para queimar gordura e perder peso também é necessária uma alimentação saudável, com calorias reduzidas e atividade física adequada. Usar produtos com cafeína acima do recomendado não ajuda neste sentido e é um sério risco para a saúde.
O diferencial dos produtos Herbalife com cafeína, como os chás thermojetics e o NRG (pó ou tabletes), está na energia suave da cafeína, na água que refresca e hidrata, nos antioxidantes presentes no chá verde, no chá preto e no guaraná e, o mais importante, sem as calorias excessivas que estão presentes nos alimentos ricos em gordura e açúcar. Em outras palavras, é uma forma saudável e natural de repor as energias sem aumentar o consumo de calorias indesejadas.
Todos queremos estar mais energizados e de bem com a vida. Use os produtos como recomendado, tenha uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes e proteínas de alto valor biológico e faça atividade física regularmente.
Todos vão notar a diferença, principalmente você!!!

Abraço

Melhore a saúde do seu cérebro

Por Dr. Gary Small ¹,

Conforme envelhecemos quase todos nós percebemos que a capacidade da nossa memória diminui. Lembramo-nos de coisas da nossa infância, mas não conseguimos nos lembrar de detalhes acontecidos ontem. Uma parte das habilidades da memória e do pensamento é herdada de nossos pais, mas a influência mais importante vem dos hábitos e do estilo de vida.
Nos livros que tenho escrito e nos programas de computador que tenho desenvolvido, tenho focado em quatro áreas principais - exercícios mentais e de memória, aptidão física, controle do estresse e dieta saudável para o cérebro. Minhas pesquisas sugerem que a resposta a cada uma dessas áreas tem um efeito sinérgico que melhora a saúde do cérebro.
Manter a mente ativa é um exercício para os circuitos neurais do cérebro. Mas também é útil aprender técnicas específicas de memória para superar alguns declínios comuns relacionados à idade. Talvez, a queixa mais comum das pessoas é o desafio de lembrar nomes e rostos de pessoas que encontramos.
Uma razão muito comum do porquê temos dificuldade em lembrar os nomes de pessoas - às vezes, apenas alguns segundos após sermos apresentados - é que, em primeiro lugar, não estamos prestando atenção. Felizmente, para aqueles que tem dificuldade em ser "bons fisionomistas", há muitas estratégias fáceis para melhorar a capacidade de lembrar nomes.
Um exemplo é repetir o nome durante uma conversa ou comentar sobre como a pessoa nos faz lembrar de alguém conhecido com o mesmo nome. Se uma pessoa tem um nome complicado, peço-lhe para soletrá-lo - às vezes apenas visualizando a imagem do nome escrito, consigo fixá-lo em minha memória. Se eu repetir o nome da pessoa ao me despedir, também é uma forma de lembrar depois. Para que as informações sejam registradas em nosso banco de memórias é preciso que elas sejam repetidas em  certa medida.
Mas o método mais eficaz para lembrar nomes e  rostos usa três habilidades básicas da memória que eu chamo: LOOK (OLHAR), SNAP (FOTOGRAFAR) e CONNECT (CONECTAR). Primeiro, certifique-se que você realmente tirou um tempo para se concentrar no nome (LOOK - olhar). Então, crie imagens mentais instantâneas (SNAP - fotografar), do nome e do rosto. Por fim, conecte (CONNECT - conectar) a imagem do nome com a do rosto, criando imagens adicionais para que você possa facilmente recuperar as informações mais tarde.
Veja como funciona: para criar uma imagem  instantânea ou SNAP para o rosto, escolha uma característica facial que possa ser fácil de lembrar. Olhe para o rosto da pessoa e procure a característica mais marcante, se é um nariz pequeno, orelhas grandes, penteado incomum, ou covinhas profundas. Muitas vezes, a primeira característica notável que você percebe é a mais fácil de lembrar depois.
Para criar a SNAP do nome, preste atenção que todos os nomes podem ser colocados em dois grupos: aqueles que tem um significado e invocam imagens visuais, e aqueles que não o fazem. Nomes como Madeira, Carvalho, Oliveira, Branco ou Prata todos têm um significado que pode trazer uma imagem à mente. Quando encontro o Sr. Madeira, eu penso em um pedaço de madeira, quando vejo uma folha em branco ou um objeto prata me lembro do Sr. Branco ou da Sra. Prata.
Outra forma de baixar os níveis de estresse é fazer algum exercício físico. A aptidão física para a saúde do cérebro significa condicionamento cardiovascular moderado e regular. Estudos sistemáticos descobriram que fazer uma rápida caminhada de 15 minutos por dia melhora a saúde do coração e a saúde do cérebro. Treinamento de força também tem sido associado a um melhor desempenho mental.
A dieta saudável para o coração também é uma dieta saudável para o cérebro. Frutas e verduras antioxidantes assim como peixes ricos em gorduras Ômega-3, são os principais componentes da dieta saudável para o cérebro. Controlar as calorias também faz diferença, porque o excesso de peso ou obesidade aumenta o risco de doenças físicas que podem ter um impacto negativo sobre a saúde do cérebro.
Quando nossa memória funciona melhor, ela já elimina o estresse do esquecimento que vivemos, mas não podemos eliminar todo o estresse de nossas vidas. Podemos, no entanto, controlá-lo melhor. Verificou-se que o estresse crônico prejudica a saúde do cérebro e a capacidade da memória. Eu geralmente recomendo que as pessoas tentem diferentes exercícios ao longo do dia para relaxar - às vezes uma parada de cinco minutos associada a um exercício de respiração profunda ou meditação pode ter um grande impacto sobre o humor e a memória. Estudos sobre os exercícios de Tai Chi Chuan constataram que eles melhoram o humor e a capacidade cognitiva.
A chave para melhorar a saúde do cérebro é trabalhar todos os dias com essas estratégias e encontrar uma maneira de torná-las divertidas e envolventes. Assim, manter um estilo de vida saudável para o cérebro não será trabalho, mas sim uma forma de brincar. Nunca é cedo ou tarde demais para começar a proteger o nosso cérebro, e cada um de nós tem mais controle sobre ele do que imagina.




¹ Dr. Gary Small é membro do Conselho Científico da Herbalife. É autor dos livros: "A Ciência da Longevidade " - já lançado no Brasil; "The Memory Bible" e "The Alzheimer`s Prevention Program". Para maiores informações, visite DrGarysmall.com







Adote um estilo de vida saudável e ativo

Nosso organismo é constituído por milhões de células que formam os tecidos e sistemas, e que, funcionando em perfeita harmonia, determinam o grau de saúde e disposição que apresentamos no dia a dia.
As células estão constantemente num delicado processo de destruição e regeneração. Quando a destruição é maior que a regeneração, as pessoas sentem fraqueza, cansaço, desânimo. As marcas desse desequilíbrio não tardam a aparecer na forma de doenças e do envelhecimento precoce.
A chave para proteger nosso corpo contra a ação desses agentes agressores e ao mesmo tempo promover e facilitar a capacidade de regeneração e renovação dos tecidos é bastante simples: ADOTAR UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL E ATIVO!!!
Controlar o estresse, dormir o suficiente, habitar-se bem, proteger a pele contra os raios nocivos do sol, não fumar, usar bebidas alcoólicas com moderação e beber líquidos em quantidade adequada, são medidas que facilitam e ajudam as vitaminas e os minerais a proteger e renovar nossas células e tecidos.
Para o processo de regeneração e renovação, as células utilizam diariamente vitaminas, minerais, ácidos graxos (gorduras), aminoácidos (que formam as proteínas), água e carboidratos. O processo de proteção e regeneração é exercido pelos agentes antioxidantes.
Alguns destes nutrientes são chamados de essenciais, ou seja, são substâncias que o organismo não produz e que, por isso, devem ser adquiridos através da alimentação.
As vitaminas, principalmente a C, E e o betacaroteno (precursor da vitamina A) participam ativamente dos processos de regeneração do organismo. Além disso, são antioxidantes poderosos que protegem os tecidos contra a ação maléfica dos radicais livres. Suas principais fontes são frutas, verduras e legumes, mas também são encontradas no leite, na carne, nos ovos e nos cereais.
Outras enzimas antioxidantes e importantes na regeneração das células utilizam o cobre,zinco, selênio e manganês para funcionar adequadamente. Por isso, esses minerais não podem faltar na alimentação diária.
O chá verde, utilizado há mais de 4 mil anos, também oferece uma excelente proteção contra os radicais livres através dos flavonóides, que são poderosos antioxidantes. A ingestão de alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 diminuem o risco de doenças cardíacas, ajudam a manter normais os níveis de triglicerídeos e colesterol no sangue, participam no controle das inflamações e alergias e ajudam no desenvolvimento cerebral. Isso ocorre porque essas gorduras saudáveis são vitais na formação e regeneração de células nervosas, veias, artérias e pele. Os ácidos graxos essenciais, não são produzidos pelo organismo e sua principal fonte são peixes de água gelada, frutos do mar, óleo de canola e sementes oleaginosas.
Estudos recentes ¹ comprovaram que o acúmulo de gordura na região abdominal, a chamada gordura visceral, faz com que o organismo produza substâncias inflamatórias para se defender. Essas substâncias, por sua vez, vão provocar dano aos tecidos e células, causando envelhecimento precoce, falta de disposição, além de contribuir para o surgimento de diabetes tipo II, hipertensão e doenças cardiovasculares. A simples diminuição da circunferência abdominal, através da boa alimentação e atividade física já é suficiente para reduzir drasticamente a produção dessas substâncias que agridem as células.

Proteja e renove seu organismo com a boa nutrição e um estilo de vida saudável e ativo. Saúde!!!!!




¹ Obesity (2006) 14, 16S-19S; doi: 10.1038/oby.2006.277.Why Visceral Fat is Bad: Mechanisms of the Metabolic Syndrome. Richard N. Bergman, Stella P. Kim, Karyn J. Catalano, Isabel R. Hsu, Morvarid Kabir, Katrin Hucking and Marilyn Ader


Importância da Proteína Isolada da Soja

    As proteínas são vitais para a vida - nosso corpo necessita de proteínas para a fabricação de tecido muscular, hormônios, enzimas e outros materiais essenciais para manter o corpo funcionando adequadamente. Todas as proteínas são macromoléculas feitas de pequenas unidades chamadas aminoácidos - e alguns desses aminoácidos são essenciais na dieta porque o corpo não pode produzi-los. Uma proteína que contém todos os aminoácidos essenciais é chamada de proteína completa. Via de regra, as proteínas de origem animal são consideradas completas e as vegetais, incompletas.
    A soja é a única fonte vegetariana de proteína completa, e a qualidade da proteína de soja é tão boa quanto de proteínas animais tais com carne, ovos e leite. A proteína de soja também contém fitoquímicos de ocorrência natural (compostos benéficos que provêm de plantas comestíveis, sobretudo, as isoflavonas) que promovem a saúde. Como as fontes de proteína de muitos animais também contêm hormônios, antibióticos, gordura saturada e colesterol, a proteína de soja é uma grande alternativa no fornecimento de proteína de alta qualidade, sem gordura saturada, colesterol e demais substâncias indesejáveis.
    O consumo de proteína de soja no lugar de proteína animal pode reduzir as concentrações séricas de colesterol total, lipoproteínas de baixa densidade (LDLs) e triglicerídeos. A Food and Drug Administration (FDA) aprovou a alegação de saúde para a relação entre consumo de produtos derivados de soja e a redução do risco de doença cardíaca coronária, com base no resultado dos ensaios clínicos humanos (Hasler, 2002). Enquanto a FDA aprovou a declaração de benefícios para a saúde, Munro e colaboradores (2003) conduziram uma meta-análise da literatura atual e descobriu que a literatura suporta a segurança das isoflavonas (fitoquímicos da soja) para a saúde humana. Os benefícios da soja também incluem a prevenção de certos tipos de câncer, melhoria da saúde após a menopausa e prevenção e/ou controle da obesidade. As proteínas são importantes para manter o controle do apetite, ativação do metabolismo e manutenção e/ou aumento da massa muscular.
    A proteína isolada da soja é uma proteína de alta qualidade derivada da soja, onde toda gordura e carboidratos são removidos, resultando em um pó de proteína que pode ser incorporado em uma variedade de alimentos. 
    Acrescente mais esse item no seu cardápio e tenha sempre uma alimentação saudável!!!!!

Abraço



Nutrição que revigora!

Você já percebeu que, dependendo do que você se alimenta ao longo dia, sua energia aumenta ou diminui? Tipo assim, no dia que você come aquela feijoada no almoço, pode esperar que logo depois você vai estar pedindo cama....
Isso realmente se deve ao desequilíbrio nutricional!
A melhor opção para começar bem o dia é um café da manhã saudável e nutritivo. Um shake com frutas pode ser uma excelente opção, uma vez que possui carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais na medida certa.
Lanches intermediários também são muito importantes, eles ajudam a manter seu nível de açúcar no sangue.
Assim como o café da manhã, o almoço deve ser uma refeição leve e nutritiva com muitas proteínas, fibras e carboidratos complexos (arroz integral, por exemplo). O processo de digestão é cansativo, por isso, se você consome muitas calorias de uma vez só, seu corpo terá de trabalhar duro para digerir tudo isso, e você poderá se sentir meio devagar nas próximas horas.
Durante a tarde você pode querer apenas alguns minutos abençoados com os olhos fechados para relaxar um pouco.... Ei, você está acordado????
A queda no ritmo no meio da tarde é realmente um verdadeiro acontecimento fisiológico. É bastante comum sentir uma leve baixa no nível de energia neste período. Este é também o momento em que seu nível de cortisol (hormônio do estresse) cai e junto com ele, possivelmente, o seu humor, energia, atenção e motivação. Nessa hora, tome uma bebida com um pouco (eu disse um pouco) de cafeína e faça um lanche leve e nutritivo.
Para o jantar, escolha um prato leve com carboidratos integrais e proteínas magras. Os carboidratos ajudam a aumentar os níveis de triptofano, que melhora o sono. Procure comer três horas antes de dormir para que a digestão do jantar possa ser feita de forma eficiente. Se ainda estiver com fome, faça uma pequena ceia. Uma sopa leve ou um copo de leite desnatado são ótimas opções.

Para manter sua energia estável durante o dia:

  • Hidrate-se adequadamente. Seu corpo precisa de água para o transporte de oxigênio para as células. Beber pouco líquido pode fazê-lo se sentir cansado ou com dores de cabeça. Os especialistas dizem que você deve tentar beber, pelo menos, oito copos de água ou bebidas de baixas calorias durante o dia. A cafeína, usada criteriosamente, pode dar uma boa energizada no seu dia. Um chá é uma boa opção.
  • A pressa é inimiga da perfeição. Não deixe que a pressa interfira no final de mais um dia. Mantenha a calma e siga em frente, assim você pode ter uma noite tranquila que o levará a uma boa noite de sono 
Saúde!





Falta disposição?

Já ouvimos muito sobre a "velocidade" do tempo. Para a maioria das pessoas, o tempo está passando cada vez mais rápido. Parece que temos cada vez menos tempo para fazer tudo o que precisamos e, no corre-corre, o descanso fica sempre para trás. Com isso sentimos cada vez menos disposição para cumprir nossa agenda diária. Isto já aconteceu com você?
Se você quer ter mais energia para enfrentar o dia a dia, precisa descansar!
E este descanso não se resume apenas a horas de sono, você pode relaxar lendo um bom livro, jogando conversa fora, passeando numa praça ou simplesmente ficar sossegado sem pensar em nada.
Hoje em dia é difícil "não fazer nada", mas este estado de espírito é fundamental para recarregar as baterias. Ao invés de tentar controlar o tempo, é melhor administrar a nossa energia. Em diversos momentos durante o dia, temos mais energia do que em outros. A chave é trabalhar com o que você tem.
Tente planejar o seu dia conforme seu ritmo pessoal. Algumas pessoas têm mais energia pela manhã, outras no final da tarde. Procure colocar as atividades que exigem mais nos momentos de mais pique.
Segue algumas dicas que podem ajudar você a melhorar o seu nível de energia ao longo do dia:


  • Pela manhã deixe o sol entrar. A exposição à luz estimula o cérebro
  • Respire fundo. Lembre-se de respirar profundamente várias vezes ao dia. Se você trabalha sentado, procure deixar sua coluna ereta. Faça alguns alongamentos e bocejos ao longo do dia
  • Olhe para algo que você goste e que te dê prazer. Para atrair pensamentos positivos coloque em sua mesa de trabalho fotos de momentos alegres, flores ou qualquer coisa que lhe dê prazer
  • Mexa-se. Você estimula seu cérebro inteiro por meio de estímulos visuais e sensoriais. Uma caminhada de 10 minutos pode aumentar sua energia
  • Durma bem. Seu estado de alerta durante o dia depende da qualidade do seu sono. Diminua seu ritmo uma hora antes de dormir. Um verdadeiro dia energizado e produtivo só é possível depois de uma noite relaxante e restauradora
  • Energize seu espírito. Pessoas divertidas, música animada e filmes engraçados podem aumentar seu nível de energia. De fato, qualquer coisa que faz você se sentir bem pode elevar o fluxo de oxigênio para o coração. Enquanto você está energizando sua vida, tente evitar as pessoas e as atividades que o arrastam para baixo e esgotam sua energia
Assim, você terá ânimo e disposição para dar e vender!!!!!

Bom descanso:)



Mais músculos e menos gordura

Você pode queimar gordura e construir músculos, mas uma célula de gordura nunca se transformará em uma célula muscular. A gordura corporal é um local de armazenamento, onde nosso corpo deposita energia extra quando consumimos mais calorias por dia do que queimamos. Se alguém continua a consumir mais calorias do que necessita, o tamanho de suas células de gordura existentes aumenta. Quando nós "queimamos gordura" estamos na verdade, encolhendo o tamanho de nossas células de gordura, utilizando a energia que foi armazenada. Há também um número fixo de células musculares, por isso, quando dizemos que estamos construindo músculos, na verdade, as células musculares individuais estão aumentado de tamanho, ou seja, de volume. Se você queima gordura e aumenta sua musculatura, a balança provavelmente continuará igual, mas suas medidas estarão menores. Issa acontece porque a gordura ocupa mais espaço que o músculo, isto é, o mesmo volume de músculo pesa menos que o mesmo volume de gordura. 
Se o seu objetivo principal é emagrecer e melhorar a forma corporal, em vez de subir na balança, considere a medição de sua composição corporal. Métodos para avaliar a composição corporal (massa magra versus massa de gordura corporal) podem ajudar a dar uma idéia mais exata do que compõe seu corpo. Consulte um Personal Trainer para ajuda-lo a determinar um plano de exercícios que seja mais adequado para você. Se seguir um programa alimentar e de exercícios adequado, você poderá notar que seu peso na balança não se alterará muito no inicio, mas vai perceber que suas medidas vão melhorar. Com o tempo você pode ganhar massa muscular e queimar gordura através de uma variedade de atividades, incluindo corrida e musculação, além de combinações de outras formas de exercícios aeróbios e exercícios anaeróbios. 
Mas atenção: o corpo de adapta à rotina de exercícios, tanto as que exigem esforços cardiorrespiratórios (corrida), como aqueles que exigem força muscular (musculação). Após semanas ou meses de treinamento, os exercícios passam a ser feitos sem esforço e por isso não dão mais resultado. Para experimentar a melhora contínua do condicionamento físico, é preciso desafiar o seu corpo, fazendo seus exercícios progressivamente mais difíceis. Procure manter o equilíbrio e evitar os extremos. Ao tentar perder gordura, é importante trabalhar na preservação muscular. Quem só corta calorias, freqüentemente perde massa magra (ou massa muscular) do corpo e consequentemente diminui seu metabolismo. Envolver-se na formação da resistência cardiorrespiratória e na manutenção da massa muscular ajuda tanto na saúde óssea como no tônus muscular. 
Perder gordura e ganhar músculo não requer milagres, mas envolve uma abordagem inteligente sobre exercícios e nutrição.

Açúcar pode viciar como cocaína?

Que o açúcar não é bom para a saúde todo mundo já sabe. Mas que ele pode causar transformações cerebrais capazes de tornar seu consumo tão vicioso quanto o da cocaína ou do álcool é novidade.
Pois é isso que têm defendido alguns especialistas norte-americanos do Brookhaven National Laboratory. De acordo com os pesquisadores do instituto, quando consumido, o açúcar estimula a liberação de dopamina na mesma parte do cérebro que é acionada em viciados em cocaína ao ingerirem ou apenas verem uma porção da droga. Juntando essa informação com a já sabida de que o consumo de guloseimas libera opióides (substâncias produzidas pelo organismo que promovem a sensação de euforia, assim como o ópio), chega-se à conclusão que a ação conjunta da dopamina com o opióide potencializa uma série de reações químicas de tal forma que elas podem acontecer toda vez que a pessoa pensa (só pensa) em comida, mesmo sem estar com fome.
E o açúcar é o principal gatilho dos opióides no cérebro. Quando privado dessa substância, seja ela vinda de drogas ou de doces, o organismo passa a reagir com variações de humor semelhantes às de uma crise de abstinência de um viciado. "Quando estamos infelizes, automaticamente sentimos desejo por algo doce. Sabemos, inconscientemente, que ele irá trazer uma sensação de bem estar. Mas é apenas a curto prazo", diz o australiano David Gillespie, autor da série de livros "Sweet Poison" (em português "Doce Veneno"). "Um viciado sente um alívio e um prazer enorme instantaneamente, mas, na realidade, ele está apenas fazendo com que seu corpo aja como deveria agir normalmente. Ou seja, ele ão precisaria consumir o açúcar para sentir essa sensação de bem estar se não tivesse acostumado o cérebro a liberar essas substâncias apenas quando o corpo produz insulina. E não se sentiria deprimido quando privado de açúcar", afirma.
Gillespie defende que nós não precisamos consumir açúcar além do que já vem embutido em certos alimentos, como nas frutas (frutose) e nos carboidratos (glicose). "O açúcar refinado é metade glicose, metade frutose. A glicose é aproveitada pelo nosso corpo como combustível, é o que nos dá energia, já a frutose, por sua vez, é automaticamente convertida em gordura pelo fígado", diz. "Portanto, quanto maior a quantidade de glicose ingerida, maiores as taxas de açúcar que circulam pela corrente sanguínea, o que pode desenvolver doenças como diabetes tipo 2, por exemplo".
A endocrinologista Maria Edna de Melo, da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica) acha exagero comparar o vício em açúcar ao vício em cocaína. "Comparo mais aos efeitos do vício em cafeína, que também pode gerar crises de abstinência", afirma. "Algumas pessoas têm maior predisposição a se viciar em açúcar, mas é a mesma variação genética que está associada ao comportamento compulsivo alimentar."



Fonte: Revista Marie Claire de 04/07/2011



A caminho de novos limites!

Para quem assistiu o programa Fantástico, da TV Globo, no domingo último (26/06/2011) ficou realmente inspirado em começar a se exercitar. O resultado que os apresentadores Renata Ceribelli e Zeca Camargo alcançaram no quadro Medida Certa* dá um novo incentivo à atividade física e alimentação saudável.
Uma vida saudável tem tudo a ver com estilo de vida ativo. A maioria das pessoas diz que não faz atividade física por falta de tempo. Então, por quê algumas pessoas conseguem e outras não, se o tempo é o mesmo para todos?
A resposta é "prioridade". Tempo, todos nós temos. Se não fazemos atividade física é porque não a colocamos como prioridade em nossas vidas.
Felizmente, existem algumas regrinhas que podem nos ajudar a começar uma atividade físcia. Podemos dizer que são cinco passos.
O primeiro deles é a tomada de Consciência. É importante termos consciência da nossa condição física real e, se necessário, fazer uma avaliação médica antes de iniciar uma atividade física.
Depois de analisarmos nossa real condição é hora de partir para o Compromisso. Para ter sucesso em qualquer desafio é preciso se comprometer com o objetivo. O comprometimento ajudará a enfrentar momentos de cansaço e dúvidas.
Em seguida vem a Consistência. Você deve ser consistente com as mudanças que está incorporando à sua vida, sem consistência você falha com seu compromisso. Isso significa que você deve adotar um estilo de vida ativo a longo prazo, mesmo que esteja frustado, cansado, irritado ou o que quer que seja. Siga em frente!
O quarto passo é o Controle. Sem controle você não será bem-sucedido em suas mudanças. Controle também significa ter a capacidade de dizer NÃO! É importante estabelecer limites para poder ter tempo de fazer o que é mais importante para a sua saúde: dormir bem, descansar o suficiente e se exercitar adequadamente.
E por fim, para facilitar o processo, vem a Conveniência que significa escolher uma academia perto de casa ou do trabalho, uma atividade que você possa fazer em casa, ou o momento em que você é menos interrompido.
Aprenda a ver seu progresso nos detalhes, o fôlego vai aparecer aos poucos. A qualidade do sono, o bom humor e a disposição vão passar a fazer parte da sua vida.
Então vamos em frente!!!!

Dicas para ter sucesso na atividade física:

  • Estabeleça metas realistas;
  • Comece com 10 minutos por dia e vá aumentando devagar;
  • Respeite seus limites, cuide-se para não se machucar;
  • Providencie roupas adequadas para a atividade física;
  • Crie um grupo de amigos para fazer atividade física;
  • Escolha uma atividade que combine com você e que lhe dê prazer.

Fonte: Catálogo de produtos Herblaife, Edição 4/2011, pág 03

Ficou com vontade de ter mais músculos e menos gordura corporal? Então entre no site abaixo e siga as dicas do Dr. Luigi Gratton, M.D., M.P.H


Bons treinos!!!!!


* Veja as fotos de antes e depois dos apresentadores no link abaixo


Anvisa faz alerta sobre consumo de ração humana

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) divulgou hoje (07/06/2011) um alerta sobre o consumo do produto conhecido como "ração humana". Para a agência, a substituição de refeições por este alimento pode gerar problemas de saúde, devido à carência de nutrientes.
O produto é geralmente composto por mistura de diferentes cereais, farinhas, farelos, fibras e outros ingredientes, como guaraná em pó, gelatina em pó, cacau em pó, extrato de soja, linhaça e gergelim.
O informe técnico da Anvisa destaca, ainda, que a expressão "ração humana" não pode ser utilizada na venda desses produtos, por não indicar a verdadeira natureza e característica do alimento. Além disso, alegações de propriedades medicamentosas, terapêuticas e relativas a emagrecimento não podem constar do rótulo ou material publicitário do produto.
A empresa que desejar comercializar produtos com alegações de propriedades funcionais ou de saúde deve solicitar o registro junto à Anvisa. As companhias que descumprirem as determinações estão sujeitas a pagar multas de até R$ 1,5 milhão.

Mais informações sobre o alerta da Anvisa, acesse o link

http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/home/!ut/p/c5/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hnd0cPE3MfAwMDMydnA093Uz8z00B_AwN_Q_1wkA48Kowg8gY4gKOBvp9Hfm6qfkF2dpqjo6IiAJYj_8M!/dl3/d3/L2dBISEvZ0FBIS9nQSEh/#

Ou, acesse para saber mais detalhes sobre o informe técnico

http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/74a406004724380f9b5cdb1defe73036/Informe_Tecnico_n_46_de_20_de_maio_de_2011.pdf?MOD=AJPERES


Até breve!






 

A verdade sobre a lipoaspiração!

É realmente tentador imaginar que não precisaria sofrer com malhação, muito menos com reeducação alimentar....
Retirar as gordurinhas "mal" localizadas através da lipoaspiração passa na cabeça da maioria das mulheres e, com certeza, na de muitos homens também.
A revista Época do dia 07/05/2011 publicou um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Colorado que afirmam que a lipoaspiração não consegue livrar definitivamente o corpo feminino da gordura localizada.
Entenda porque o efeito de engordar após essa cirurgia é tão comum......


http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI231503-15257,00.html


Será mesmo que vale a pena?

Grande abraço


5 hábitos para sua saúde e peso ideal

Segue algumas dicas básicas para você adotar como hábitos saudáveis em sua vida.
Lembrando sempre que não é da noite para o dia que conseguimos promover uma mudança de hábito, mas a cada dia se esforce um pouco mais do que no dia anterior e com certeza conseguirá!

1º hábito: Sair da mesa com estôgamo leve
Quando o estôgamo está cheio ele não consegue digerir bem o alimento e a digestão fica lenta. Você não se nutre bem e ainda fica pesado. A comida é utilizada como fonte de energia pelo nosso organismo, mas quando nos alimentamos em excesso, a comida que não for utilizada como energia, será armazenada em forma de gordura. Nosso estômago é como um balão, que cada vez fica maior e precisa de mais comida.
Solução: Não coloque muita comida no prato e pare de comer antes de se sentir satisfeito, espere 15 munitos até que o comando de saciedade chegue ao cérebro; se continuar com fome depois desse tempo, coma um pouco mais.

2º hábito: Evitar carências nutricionais
Carência nutricional significa que você come de tudo, mas não dá ao seu organismo o que ele realmente precisa, como frutas, verduras, vitaminas, água, oligoelementos, etc. Essa falta de nutriente causa ansiedade e você sempre fica com a sensação de que acabou de comer e ainda está com fome. Quando sentimos fome, o organismo não tem a capacidade de "gritar" de que nutriente ele prescisa, e assim comemos sempre mais do que precisamos e não conseguimos nos nutrir.
Solução: aumentar a ingesta de frutas e verduras e tomar um suplemento de vitaminas em tabletes, pois infelizmente somente na alimentação tradicional não conseguimos suprir a necessidade de nutrientes que nosso organismo precisa.

3º hábito: Beba muita água
A água é fundamental para desintoxicar o organismo. Sem ela o organismo não libera as gorduras e as toxinas e então emagrecer se torna uma tarefa muito difícil. Tome pelo menos 3 copos de água logo de manhã, pois seu organismo trabalhou a noite inteira e precisa de água para liberar as toxinas acumuladas. Durante o dia beba 2 litros de água. (Mais informações sobre a importância da hidratação no arquivo do blog de 16 de fevereiro de 2011)

4º hábito: Equilíbrio entre macronutrientes
Os macronutrientes são necessários ao organismo diariamente. Constituem a maior parte na alimentação pois fornecem energia e componentes fundamentais para o crescimento e manutenção do corpo. São eles: carboidratos, proteínas e gorduras (ou lipídeos). Sempre que você for se alimentar deve estar atento à quantidade de cada um deles que coloca no prato.
Carboidrato: é sempre considerado o vilão da dieta, mas é bom lembrar que nosso corpo precisa dele para ter energia. O grande problema é que comemos em excesso, e esse excesso é armazenado em forma de gordura. Também não adianta aboli-los da dieta, pois a falta deles vai causar fraqueza e insônia. As fontes de carboidrato são: massas, pão, arroz, batata, farinha, bolo, doces. O ideal é optar sempre por alimentos integrais, que além de fornecer a energia que precisamos têm grande quantidade de fibras que ajudam a dar mais saciedade.
Proteína: são importantíssimas para a construção de músculos e também participa da defesa do organismo. Sua falta deixa o metabolismo mais lento e sentimos mais sensação de fome ao longo do dia. As fontes são: carne, peixe, ovo, leite e derivados, soja, etc
Gorduras (lipídeos): tem valor calórico duas vezes maior do que o dos carboidratos e das proteínas. É importante como fonte e reserva energética, ou seja, a gordura funciona como principal depósito do excesso de energia alimentar (aquele excesso que você comeu e o organismo não conseguiu utilizar tudo como forma de energia). A gordura também desempenha um importante papel protetor dos órgãos vitais como coração, rins e fígado.
Solução: evite frituras e doces; quando for fazer o seu prato, procure colocar apenas 1/4 de carboidratos e prefira sempre os integrais; aumente a ingestão diária de proteínas

5º hábito: Distribuição das refeições
Quando fazemos longos intervalos entre uma refeição e outra chegamos para a próxima refeição com uma fome descontrolada e sempre comemos mais do que precisamos. Quando pulamos refeições o organismo tende a economizar energia para não correr o risco de "falhar", por isso o metabolismo fica muito mais lento e, consequentemente, acumulamos mais gordura. Esse é o motivo principal que a maioria das pessoas que iniciam um regime de "fechar a boca" não conseguem perder peso. Deixar de comer engorda, essa é a verdade!
Solução: Fazer de 5 a 6 refeições pequenas por dia - café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia
Coma sempre mais proteínas e vitaminas e menos carboidratos nas refeições

Se você conseguir seguir esses 5 passos para sua saúde e peso ideal, eu garanto que você terá uma qualidade de vida e de alimentação muito melhor.

Saúde!!!!!


Você tem o hábito de comer tarde da noite?

Comer após as 20 horas pode aumentar o risco de obesidade?

A que horas você costuma jantar à noite? A que horas você costuma dormir? Você lancha antes de dormir? Que tipo de comida?
As respostas a essas questões podem ser essenciais para o emagrecimento e previnir a obesidade.
Nova pesquisa publicada pela revista Obesity (28/04) sugere que o hábito de ficar acordado até tarde  está normalmente associado a uma má alimentação, a comer mais durante a noite e ao aumento de peso quando comparado com indivíduos que dormem em horários razoáveis e programados.
Pessoas que vão além da meia-noite, normalmente dormem menos,comem mais fast-food, bebem mais refrigerante e ingerem uma quantidade significativamente menor de frutas e vegetais.

Fonte: Behavior and Psychology: Role of Sleep Timing in Caloric Intake and BMI


http://www.nature.com/oby/journal/vaop/ncurrent/abs/oby2011100a.html



Diabetes - a doença silenciosa

No último domingo (23/04) no programa Fantástico, o Dr. Dráuzio Varella apontou os principais riscos do Diabetes para a saúde.
Muita gente pensa que o diabetes é uma doença simples e benigna, um probleminha banal de "açúcar alto no sangue". Na verdade, infelizmente não é bem assim. O diabetes é uma disfunção que, se não tratada e bem controlada, acaba produzindo, com o correr do tempo, lesões graves e potencialmente fatais, como o infarto do miocárdio, derrame cerebral, cegueira, impotência, nefropatia, úlcera nas pernas e até amputações de membros. Por outro lado, quando bem tratado e bem controlado, todas essas complicações crônicas podem ser evitadas e o paciente diabético pode ter uma vida perfeitamente normal.
Veja no link abaixo a reportagem completa exibida no programa global:


http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1660058-15605,00-DIABETES+E+UMA+DAS+PRINCIPAIS+CAUSAS+DE+DERRAME+E+ATAQUE+CARDIACO.html


Se cuida.....


O lado escuro da comida

A revista Super Interessante em sua edição 286 de dezembro de 2010 traz um alerta sobre o que estamos colocando no nosso prato na hora das refeições....
Vale a pena se atentar a isso!


http://super.abril.com.br/alimentacao/lado-escuro-comida-614494.shtml


Forte abraço


Herbalife fecha mais uma parceria com o esporte brasileiro


De olho em 2016, Botafogo fecha patrocínio para esportes olímpicos

Empresa de nutrição vai estampar sua marca nos uniformes das equipes do clube e terá direito a publicidade no estádio do Engenhão

Por Thiago FernandesRio de Janeiro
O Botafogo firmou, neste sábado, um patrocínio com a Herbalife para os esportes olímpicos. O objetivo a longo prazo do clube é ter vários atletas representando o Brasil nas Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Rio de Janeiro. O contrato com a empresa de nutrição vai até o fim deste ano, mas já há a intenção de que seja estendido por um período maior.
- Nosso trabalho de base é muito forte. Temos vários atletas formados aqui disputando provas de alto rendimento. O objetivo com essa parceria é manter os atletas no Botafogo e não perde-los para outros clubes com patrocinadores. Nossa meta a longo prazo é ceder vários atletas na Olimpíada de 2016. Por isso, essa parceria que estamos fechando agora deve ser estendida, sim – explicou o gerente geral de esportes olímpicos Miguel Ângelo Luz.
Descrição: Botafogo Herbalife (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)
Botafogo fecha patrocínio para os esporte olímpicos (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)

Segundo o dirigente, não há a intenção do clube de usar a parceria para trazer atletas renomados para o Botafogo. Pelo menos, não este ano.
- A meta da temporada de 2011 é fortalecer a base. Mas, no ano que vem, podemos reforçar nossos quadros. Podemos até criar equipes adultas de vôlei e basquete. Mas isso não é um projeto para agora.
Como contrapartida pela ajuda financeira (os valores não foram revelados), a empresa terá o direito de estampar sua marca nos uniformes das equipes olímpicas e também irá explorar comercialmente o Engenhão.
- O estádio está cumprindo uma função essencial dele que é atrair investimentos para o clube. A Herbalife terá um camarote e poderá explorar o banco de reservas e o placar eletrônico – revelou o diretor de marketing, Marcelo Guimarães.
O evento, realizado na sede de General Severiano, contou com a presença de alguns atletas do clube. Alexander Sacramento, do vôlei, Larissa Simões, da natação, João Felipe, do pólo aquático, e Thiago Almeida, do remo, representaram os esportistas alvinegros 

Acesse o link e veja reportagem no próprio site do Globo Esporte:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/04/de-olho-em-2016-botafogo-fecha-patrocinio-para-esportes-olimpicos.html


Viva mais. Viva melhor

Esse vídeo dá a receita para quem quer morrer cedo ou quer ter uma vida longa e saudável...
Vale a pena assistir e refletir!


http://www.youtube.com/watch?v=4MXq5jeymBc



Os benefícios dos alimentos processados

Por: David Heber, M.D, PhD
Diretor-fundador da Divisão de Nutrição Humana da Universidade da Califórnia e Chefe-fundador da Divisão de Nutrição Clínica do Departamento de Medicina

Alimentos processados - o termo é usado por muitos com certo desdém, sugerindo que os alimentos processados são de alguma forma inferiores. No entanto, é importante lembrar que a transformação dos alimentos em produtos tem sido usada durante séculos para preservar os alimentos, ou simplesmente para fazer alimentos comestíveis. De fato, abrange toda a cadeia alimentar, desde a colheita na fazenda às diferentes formas de preparação culinária em casa, facilitando muito a oferta de alimentos seguros para as populações ao redor do mundo.
O processamento de alimentos pode alterar o valor nutricional dos alimentos de forma variada. Por exemplo, o congelamento rápido de legumes logo após a colheita, retarda a perda de nutrientes sensíveis.
O processo de cocção (cozimento) dos legumes leva a perda de vitamina C, mas também pode liberar certos compostos bioativos benéficos, como o betacaroteno na cenoura, que seria menos disponível durante a digestão, porque o calor rompe suas paredes celulares.
É importante destacar que as perdas ocorridas no processamento podem ser repostas em outras etapas do processo. A liofilização, por exemplo, é um processo de desidratação do alimento que garante sua forma original e seu valor nutritivo, uma vez que o alimento não é exposto a altas temperaturas.Durante séculos, ingredientes têm apresentado funções úteis em uma variedade de alimentos. Nossos ancestrais utilizavam o sal para preservar carnes e peixes, acrescentaram ervas e especiarias para melhorar o sabor dos alimentos, açúcar para conservar frutas e uma solução de vinagre para conservar legumes.
Hoje em dia, os consumidores querem desfrutar de um alimento que seja nutritivo, saudável, seguro, conveniente e saboroso. Os métodos de processamento de alimentos e os avanços na tecnologia, ajudam a tornar isso possível.
Os aditivos alimentares ajudam na garantia da segurança alimentar, do valor nutricional ou na melhora da qualidade dos alimentos. Eles desempenham um papel importante na preservação do frescor, da segurança, do aspecto, do sabor e textura dos alimentos.
Muitos alimentos processados são tão nutritivos ou, em alguns casos, até mais nutritivos do que os frescos ou alimentos cozidos em casa, dependendo da maneira pela qual são preparados. As conservas de peixe são uma boa fonte de cálcio, porque os peixes são, muitas vezes, enlatados sem ser desossados e o processamento torna os ossos mais suaves, tenros e comestíveis.
Hoje em dia é difícil consumir uma dieta baseada apenas em alimentos frescos e não processados. A maior parte dos alimentos da nossa casa vem de alimentos processados, que ajudam a acrescentar variedade à nossa dieta e comodidade para nossas vidas ocupadas. A inclusão de uma ampla gama de alimentos, sejam frescos, congelados, enlatados ou processados, permite aos consumidores alcançar suas doses diárias recomendadas de nutrientes.
Por exemplo, conservas de frutas, sucos e smoothies, frutas e vegetais congelados - todos contribuem para o aumento do consumo de frutas, legumes e verduras. A chave para os consumidores é o equilíbrio e a variedade - um único alimento, independente de sua forma de apresentação (natural ou processado), não fornece todos os nutrientes necessários.

Fonte: Catálogo Herbalife, pág. 20 e 21, Edição 2/2011
www.catalogoherbalifebrasil.com.br


Uso de suplementos alimentares é comum entre especialistas

Resultados de um estudo publicado em 03 de março de 2011 no Nutrition Journal revelam que o uso de suplementos nutricionais é comum entre os médicos especialistas, e que frequentemente recomenda o uso aos seus pacientes. O The Healthcare Professionals Impact Study entrevistou 300 cardiologistas, 300 dermatologistas e 300 cirurgiões ortopédicos sobre os tipos de suplementos utilizados e recomendados.
Os participantes foram avaliados para garantir que nenhum deles era filiado a alguma empresa de suplementos alimentares ou farmacêutica ou que tivessem outros conflitos de interesse.
57% (cinquenta e sete por cento) dos cardiologistas, 75% (setenta e cinco por cento) dos dermatologistas e 73% (setenta e três por cento) dos ortopedistas relataram uso pessoal, e os suplementos são recomendados aos pacientes por 72%, 66% e 91% destes especialistas, respectivamente.
Metade dos médicos, em média, relataram o uso de multivitaminas e minerais, com os dermatologistas liderando o grupo. Suplementos de Ômega 3 e Chá Verde também foram usados. Razões para o uso pessoal de suplementos incluem benefícios para o coração, ossos, articulações e da saúde em geral. 16% (dezesseis por cento) dos dermatologistas citados atribuem benefícios para a pele, cabelo e unhas. As razões dadas para recomendar suplementos para pacientes associadas às especialidades médicas, incluem a redução de colesterol por cardiologistas e saúde óssea por ortopedistas.
O estudo contribui para confirmar descobertas anteriores, determinando que os médicos e enfermeiros estão envolvidos no uso regular de suplementos de uma forma semelhante à população em geral, e que a maioria deles recomenda a seus pacientes.
" O HCP Impact Study" mostra que os especialistas são muito propensos a usar suplementos alimentares (57-75%) e também mostra que a maioria deles recomenda suplementos alimentares para os seus pacientes (66-91%), concluem os autores. "A maioria dos médicos desta pesquisa indicou que não tinha recebido qualquer instrução ou treinamento formal sobre o assunto de suplementos dietéticos e manisfetou interesse em Educação Continuada em relação a esses produtos.
Existe uma necessidade de formação médica ampliada sobre o tema geral de nutrição, bem como o tópico mais específico de suplementos alimentares".


Fonte: Journal of Nutrition (Use of dietary supplements by cardiologists, dermatologists and orthopedists: report of a survey) www.nutritionj.com/content/10/1/20



Utilidade Pública

Semana passada eu estava parada no sinaleiro esperando para chegar em casa, quando veio em minha direção uma moça com panfletos que já fazem parte da nossa rotina no trânsito. Algumas vezes agradeço e não pego, outras até levo para casa. E nesse dia resolvi pegar e achei o assunto que estava escrito naquele panfleto muito sério, por isso resolvi ajudar na divulgação.
Era um panfleto do Instituto Mover, um instituto que tem por finalidade a prevenção e proteção da saúde pública, com o intuito de contribuir para a redução da morbi-mortalidade por acidentes ou doenças  que possam levar a pessoa à morte ou a uma deficiência física.
O objetivo do dito panfleto é pedir a atenção da população para um problema grave de saúde pública que já pode ser entendido como epidemia, o Acidente Vascular Cerebral (AVC).
O panfleto nos alerta para o existência de uma medicação para o AVC que é o único tratamento efetivo aprovado e que aumenta muito as chances de recuperação do paciente, mas que, infelizmente em Goiás essa medicação não se encontra disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).
O Instituto pede a nossa ajuda para mudarmos essa triste realidade.
Basta entrar no site do Instituto Mover e participar do Abaixo Assinado on-line para a imediata utilização deste medicamento nos hospitais de urgência de Goiás.
Eu já participei, faça também a sua parte!

www.mover.org.br






Drogas ou Alimentos?

Se você está interessado em saber como é possível fazer seu metabolismo trabalhar a seu favor, eu recomendo um livro super bacana que estou lendo. Tem um linguagem de fácil entendimento e dá ótimas dicas para você fazer seu metabolismo trabalhar do jeito que tem que ser. O nome do livro é UltraMetabolismo, autor Mark Hyman, M.D, Editora Sextante.
No capítulo 10 o autor fala dos efeitos das drogas e dos alimentos e coloca a seguinte comparação.

Os medicamentos têm efeitos colaterais, mas os alimentos, não.
Você já se deu ao trabalho de ler as bulas dos remédios? Elas nos deixam na dúvida sobre o que é pior: a doença ou os possíveis efeitos colaterais da ingestão da "cura". Toda droga produz consequências fisiológicas. Existem lei biológicas inevitáveis de causa e efeito. As faculdades de medicina e farmácia ensinam desde cedo aos alunos que, independentemente de os efeitos colaterais aparecerem ou não, todos os medicamentos são tóxicos para o organismo em vários graus e, muitas vezes, provocam resultados não intencionais.
As drogas desempenham seu papel na medicina, mas deveriam ser o último recurso no tratamento de uma doença, e não o primeiro. Elas bloqueiam os processos biológicos ou os afetam de alguma maneira. Estes são os antimedicamentos, os inibidores e os bloqueadores que muita gente costuma ter no armário do banheiro: antiinflamatórios, antidepressivos, antibióticos, betabloqueadores, etc. Foram desenvolvidos para atuar não a favor do organismo, e sim contra ele. Portanto, apresentam efeitos colaterais e riscos significativos.
A primeira pergunta não deveria ser "Qual o melhor remédio para este problema?" e sim "De que modo o corpo foi projetado para funcionar e como posso trabalhar com ele para ajudá-lo a retomar o estado de equilíbrio ideal?". O organismo foi brilhantemente criado para operar bem quando é abastecido com todos os ingredientes certos. Os genes recebem mensagens do meio ambiente a todo momento. Os alimentos e suas moléculas contêm as informações para ativar os genes que restauram o funcionamento normal do sistema - sem causar nenhum efeito colateral. As mensagens especiais dos alimentos atuam nos mesmos pontos das células em que as drogas agem. Porém, em vez de bloquearem alguma coisa, elas facilitam a fisiologia normal e ativam os dados que restabelecem o equilíbrio, a saúde e o metabolismo ideal.

No mesmo livro o autor descreve alguns princípios básicos do UltraMetabolismo:


  • Opte por hortifrutigranjeiros e produtos de origem animal orgânicos sempre que possível;
  • Consuma peixes de águas profundas, como salmão e liguado, pois contêm uma grande quantidade de Ômega-3 (ácidos graxos essenciais);
  • Como alimentos de qualidade ricos em proteínas;
  • Frutas vermelhas, cereja, pêssego, ameixa, pêra e maçã são frutas ideais. Prepare shakes de proteína vegetal com frutas vermelhas orgânicas congeladas;
  • Coma mais alimentos ricos em antioxidantes, encontrados em todas as frutas e hortaliças coloridas;
  • Inclua alimentos desintoxicantes na sua dieta, entre eles estão chá verde, cacau, gengibre e também os vegetais crucíferos (brócolis, couve, couve-flor);
  • Evite quantidades excessivas de carne;
  • Tenha uma alimentação rica em fibras, elas contribuem para estabilizar os níveis de açúcar no sangue, retardando a absorção dos carboidratos e provendo a saúde do intestino delgado no trato digestivo;
  • Os produtos orgânicos de soja, como o leite de soja, são ricos em antioxidantes, que reduzem o risco de câncer, diminuem o colesterol e melhoram o metabolismo da insulina e do açúcar no sangue;
  • E claro, o chocolate, somente o amargo e apenas de 30 a 60g por dia. Deve conter pelo menos 70% de cacau.
Fonte: Hyman, Mark - UltraMetabolismo, Rio de Janeiro: Sextante, 2007



Abraço




O tênis ideal para correr

Você quer começar a correr por aí mas não sabe qual o tênis perfeito para essa prática esportiva?
Confira as dicas publicadas na Revista Runner`s World para que você faça a melhor escolha.

http://runnersworld.abril.com.br/materias/ideal/

Boa decisão e ótima corrida.

Grande abraço!

A importância das Proteínas

As proteínas podem ser entendidas como blocos que participam da construção do organismo. Não é à toa que são conhecidas como alimentos construtores.
O termo proteína deriva do grego proteíos, "que tem prioridade", "o mais importante". Estão presentes na estrutura dos tecidos, nas enzimas e nos hormônios. Atuam na defesa contra infecções, sob a forma de anticorpos.
O grande interesse na proteína, como fonte de saúde e energia é que ela está diretamente ligada à formação e manutenção da massa muscular. A quantidade de energia que uma pessoa gasta para manter suas funções vitais em repouso recebe o nome de Taxa Metabólica Basal. E quanto mais massa muscular, maior é a taxa metabólica e maior é o gasto de energia. Assim, o resultado final é um menor estoque de gordura corporal.
Resumindo, a massa muscular é uma verdadeira usina, responsável pela capacidade que o organismo tem de gastar energia.
Nossa! Deu até vontade de malhar!!! Mas, continuando.....
Através da ingestão de proteínas de boa qualidade (lê-se carnes magras, proteínas vegetais) e também da atividade física podemos prevenir a perda da massa magra, efeito indesejável presente em uma série de tratamentos para emagrecer. E quando a massa muscular diminui, a gordura corporal aumenta proporcionalmente. Com menos massa muscular, queimamos menos calorias e se estabelece um círculo vicioso.
Devido à sua estrutura química, a proteína é digerida mais lentamente, fazendo com que você fique saciado por mais tempo. 
Além do tempo de digestão, os aminoácidos que formam as proteínas originam os neurotrasmissores, especialmente a serotonina. A serotonina é conhecida como o neurotrasmissor do bem-estar e da saciedade.
A recomendação diária de proteínas, para um adulto saudável, é de 0,8g para cada quilo de peso. Ou seja, uma pessoa que pese 60kg deve ingerir no mínimo 48g de proteína por dia.
O Dr. David Heber, em seu livro A Dieta de Los Angeles, recomenda que 29% das calorias totais que você ingere venha de fontes proteicas, pois, ainda segundo o autor, a proteína atua no mecanismo de sinalização da fome no cérebro, gera mais calor, queima mais calorias depois de ingerida e contribui para constituir massa corporal magra.
Mas também não precisa achar que se você consumir mais proteína que o recomendado o seu resultado será mais rápido. Muito pelo contrário, o excesso de proteína na dieta deve ser evitado, pois sobrecarrega os rins e o fígado. Além disso, não existem vantagens no consumo maior que o recomendado. O organismo não consegue armazená-las para uso futuro sob forma protéica. Elas são transformadas em carboidratos e utilizadas como energia ou armazenadas sob forma de gordura.
Se com adultos as quantidades devem ser respeitadas, com as crianças os cuidados devem ser multiplicados. Elas não têm aparelho digestivo e renal maduro, têm necessidades especiais e devem receber as proteínas da sua alimentação tradicional.

Abraço




Idade Interior

Adorei esse site!!!!
Através dele você pode saber qual é a sua idade interior, se é maior ou menor que sua idade cronológica.
Muito bacana mesmo.

http://www.idadeinterior.com.br/

Faça o teste e descubra qual é a sua!

Abraço

Café da Manhã Saudável

Todas as refeições são importantes para a nossa saúde, mas o café da manhã merece um destaque especial. Infelizmente ainda existem muitas pessoas que acreditam que pular o café da manhã ajuda a reduzir peso. Na verdade esse é um dos erros alimentares mais frequentes em nosso meio.
Quando alguém come alguma coisa por volta das 22 horas e fica sem se alimentar até o final da manhã do dia seguinte, vai passar cerca de 14 horas em jejum. O que acontece é que, ao se alimentar novamente, no almoço, por exemplo, seu organismo estará tão carente de nutrientes e energia que vai ficar muito difícil controlar as quantidades de comida a serem ingeridas.
Esse comportamento, conhecido como compulsão alimentar, é muito frequente naqueles que pulam alguma refeição. Quando tomamos um café da manhã saudável, com alimentos ricos em proteínas, fibras, vitaminas, cálcio e ferro; sinalizamos para os "centros de controle" do nosso metabolismo que dispomos de nutrientes em quantidade suficiente e nosso gasto de energia ficará normal.
Quando não fazemos o desjejum, sinalizamos para esses mesmos centros de controle que estamos em uma situação de carência de nutrientes, e o organismo diminuirá as taxas metabólicas para se proteger. Assim vamos poupar energia e, quando voltarmos a comer, a tendência é acumular tecido gorduroso como forma de reserva. Segundo várias pesquisas, essas são algumas das razões que explicam por que pessoas que tomam café da manhã têm um maior controle de peso do que aquelas que ficam a manhã toda sem se alimentar.
A verdade é que fome a gente só controla quando ainda não estamos sentindo fome!
Além disso, nosso cérebro utiliza basicamente glicose como combustível para ter um bom funcionamento e desempenho. Pessoas que ficam mais de 12 horas em jejum têm pior desempenho mental quando comparadas com outras que tomaram um café da manhã saudável. E o pior é que terão que mobilizar as suas reservas de gordura e de proteína para serem transformadas em glicose, desencadeando a produção de substâncias tóxicas para o organismo e principalmente para o cérebro, como radicais livres, uréia e amônia.
Já foi comprovado que tomar um café da manhã saudável melhora a concentração, a capacidade de resolver problemas, a memória, o humor e a capacidade mental como um todo. E isso já é uma grande vantagem nessa sociedade competitiva em que vivemos, não é mesmo?
Mas, por falar em rotina agitada, a falta de tempo para fazer um desjejum completo e equilibrado é a principal desculpa que ouvimos daqueles que pulam essa refeição.
Para quem tem muita pressa de manhã cedo ou simplesmente não adquiriu o hábito de fazer uma boa refeição matinal, existem muitos alimentos saudáveis, de rápido preparo, ou fáceis de serem levados a qualquer lugar.
Então não dê mais desculpas e comece o dia de bem com a vida e com seu organismo: Desfrute de um café da manhã saudável!
Garanto para você que em pouco tempo notará seu desempenho físico e mental cada vez melhor!

Saúde!!!!

Anunciado novo patrocínio nutricional da Herbalife



 Bahia fecha patrocinio com a Herbalife 
22/02/2011 12:11:42
acesse o link e veja no próprio site do Bahia. 
A marca da Herbalife já consta no back de entrevista


















O departamento de marketing do Bahia fechou um contrato de patrocinio até o fim de 2011 com a Herbalife do Brasil, líder em produtos para nutrição e controle de peso, comercializados por meio da venda direta.

Com este novo patrocinio ao Esquadrão de Aço, a Herbalife marca uma fase de apoio esportivo voltado ao futebol de todas as regiões do Brasil.

A logo da Herbalife estará exposta no back de entrevistas, no banco de reservas e nas placas de campo no Estádio de Pituaçu. Em cada jogo realizado no estádio, serão veiculadas vinhetas em períodos que antecedem a partida e intervalo de cada partida.

A Herbalife apóia o esporte e patrocina mais de 60 modalidades esportivas no mundo como forma de estimular o estilo de vida saudável. Dentre as várias modalidades, a empresa patrocina os times de futebol América FC e Avaí FC, do Brasil, Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, Barcelona FC e Valência FC, da Espanha.

Sobre a Herbalife:

A Herbalife é uma das maiores empresas de vendas diretas do mundo que adotam o modelo de Marketing de Rede (ou Multinível) para comercialização de seus produtos. Desde 1980, atua na produção e distribuição de produtos para nutrição, controle de peso e cuidados pessoais voltados para o estilo vida saudável. Atualmente, a Herbalife está presente em 75 países e conta com uma rede de 2,1 milhões de distribuidores independentes em todo o mundo. Em 2009, a companhia registrou vendas brutas da ordem de US$ 3,7 bilhões. No campo da responsabilidade social corporativa, a Herbalife é patrocinadora da Herbalife Family Foundation e mantém o programa Casa Herbalife, que oferece cuidados para crianças em situação de risco social.

Viver na sua melhor forma

Uma das revoluções no estudo da obesidade é o conceito atual de que tão ou mais importante que o peso de uma pessoa é a sua composição corporal, ou seja, a quantidade de massa muscular e massa de gordura que ela apresenta. Essa distribuição de gordura, que pode ser central, lembrando uma maçã, ou periférica, lembrando uma pêra, é o que dá a forma ou silhueta do nosso corpo.
Podemos afirmar, sem sombra de dúvidas, que quanto mais saudável for o estilo de vida de uma pessoa, mais massa muscular e menos gordura intra-abdominal ela vai ter. E é disso que queremos falar aqui!
Estar em forma é muito mais do que controlar o peso, é estar saudável, de bem com a vida e com muita energia e disposição.
Esse conceito é uma das diferenças que distingue os produtos da Herbalife de todos os outros produtos para controle de peso disponíveis no mercado.
Diferente de outros produtos nutricionais que simplesmente substituem uma refeição, o programa Herbalife é, antes de tudo, um Programa de Vida Saudável. Consiste em uma linha completa de produtos, voltada para o uso diário que, além de favorecer o controle do peso, ajuda a manter o organismo bem nutrido, diminuindo o tecido de gordura e preservando a massa muscular, ajudando a incorporar os hábitos saudáveis, que depois de assimilados costumam se manifestar pela vida toda.
Além do Shake, saboroso e nutritivo, a linha para controle de peso Herbalife ainda inclui: Fibras que ajudam na melhoria da saúde intestinal; Multivitaminas que promovem uma nutrição integral e harmônica e Chás que ajudam na hidratação. Aliados ao aumento da atividade física, o programa ajuda a promover um gasto energético com perda de peso sustentada.
E para completar esse conceito, o programa conta ainda com a proteína de soja, que é de alto valor biológico*, o Protein Powder. A ingestão da quantidade adequada de proteína, comprovada através de inúmeras publicações científicas, ajuda a preservar a massa muscular, aumentar a saciedade e prevenir o tão temível efeito sanfona.
Uma das dificuldades que a maioria das pessoas encontra nessa jornada de controle de peso são os episódios de compulsão alimentar entre as principais refeições. Para controlar esses picos de fome, a Herbalife dispõe de lanches saudáveis como as barras de proteína e as sopas instantâneas. As barras de proteína possuem 10g de proteína e ajudam a manter a saciedade por mais tempo. As sopas instantâneas são fonte de proteínas e fibras que auxiliam na redução dos picos de fome entre as refeições.
Ser uma estratégia moderna e científica para controle de peso, trazer boa forma, bem-estar e estilo de vida, ser uma poderosa ferramenta para incorporar hábitos saudáveis que podem e devem ser mantidos por toda a vida são motivos suficientes para fazer da Herbalife um programa nutricional diferenciado de tudo que existe no mercado.

Saúde para todos!








*Contém os aminoácidos essenciais em proporções ideais para ajudar a suprir as necessidades de proteínas do organismo

A importância da hidratação

É galera, estamos em pleno verão! Eu não sei vocês, mas para mim é a estação mais alegre, mais tudo de bom que existe!!!!
Mas também é uma estação com a qual precisamos tomar bastante cuidado, principalmente em relação à hidratação. Com o calor, os riscos de uma desidratação são maiores. Por isso, nesse período, a preocupação com a água aumenta.
A desidratação ocorre quando você tem uma perda de água corpórea muito grande. Quando ocorre uma ingestão insuficiente ou perda excessiva de água, o organismo responde reabsorvendo mais água.
Podemos controlar isso nos atentando para a cor da urina, quanto mais escura e concentrada, maior a nossa necessidade de beber líquidos e, de preferência água.
Em torno de 45-55% do nosso peso é água. Os músculos têm 70% de água em sua composição.
Eliminamos água permanentemente pela urina, fezes, suor e respiração.  Por isso, necessitamos de hidratação adequada para este balanço hídrico.
Mas qual a nossa necessidade diária de água?
O Food and Nutrition Board, não estabelece necessidades específicas para a água nem um limite. Mas as recomendações são:
Mulheres: cerca de 2,7 litros/dia
Homens: cerca de 3,7 litros/dia
É claro que isso depende, e muito, das temperaturas que estamos enfrentando.....
Em Goiânia, que praticamente todos os dias enfrentamos uma temperatura de 30ºC, a recomendação é que esse consumo de água seja bem maior.
E também não podemos esquecer dos idosos e dos atletas, que merecem uma atenção especial quando se trata de hidratação.
Os atletas perdem muita água e sais minerais pelo suor, têm risco de queda de açúcar no sangue (hipoglicemia) e podem aumentar a temperatura corporal pela geração de calor interno pelos exercícios. E os idosos geralmente apresentam uma falha na regulação cerebral da necessidade de água (sentem menos sede), consequentemente correm o risco de desidratarem mais facilmente.
Mas você pode estar pensando: Eu não gosto de água, quando sinto sede prefiro beber um suco ou mesmo um refrigerante!
Ok, não podemos negar que um suco ou refrigerante bem gelado cai muito bem, mas um dos fatores determinantes da hidratação adequada é a concentração de açúcares na bebida. Bebidas com uma concentração de açúcares acima de 15% provocam um esvaziamento gástrico lento, com demora para a absorção da água, gerando assim, uma hidratação inadequada.
Já as bebidas sem açúcares ou com uma concentração destes de até 6% (como é o caso das bebidas reidratantes) provocam um rápido esvaziamento gástrico, a água chega ao intestino para ser absorvida promovendo uma hidratação adequada.
Além de tudo isso, água também ajuda a emagrecer! Isso mesmo, a água gera o que se chama de "sensação de saciedade". Quando ingerimos líquidos e comemos frutas, durante os intervalos das refeições, temos uma sensação de estar com o estômago cheio com menos alimentos. Não chegamos com tanta fome na próxima refeição!
O Pó para Preparo de Bebidas de Ervas Aromáticas da Herbalife, carinhosamente chamado de Thermojetics, é ideal para a reidratação no calor, pois, além de todas as propriedades revigorantes e seu sabor delicioso, não possui açúcar, fazendo com que a absorção de líquidos pelo organismo seja bastante rápida e eficiente.
Como tudo na vida, consumir água é uma questão de hábito. Então comece a incorporar esse hábito saudável na sua vida! 

Beijo

Atividade Física para o Bem-Estar

Fazer exercícios é tão bom para a saúde que seus benefícios podem ser divididos em físicos e psico-emocionais. Quem faz atividade física tem muito mais facilidade em manter o controle do peso corporal, porque, além do maior gasto energético, o exercício aumenta a massa e a força muscular, mantendo as taxas metabólicas mais altas e reduzindo a gordura intra-abdominal.
Essas ações melhoram a sensibilidade das células do corpo à ação da insulina e, em consequência, os níveis de glicose ficam mais saudáveis. Além disso, melhora a resistência cardiovascular e a frequência dos batimentos cardíacos fica mais lenta, diminuindo a pressão arterial e aumentando o fôlego ou capacidade pulmonar.
Pessoas ativas têm um perfil de gordura mais saudável porque aumenta o colesterol bom (HDL), o colesterol total diminui e os níveis de triglicérides ficam mais baixos.
A saúde dos ossos e das articulações é sensivelmente melhor nas pessoas ativas. Pessoas que ingerem a quantidade correta de cálcio ao longo do dia e que praticam alguma atividade física estão fazendo o que existe de mais eficiente para prevenir o aparecimento da osteoporose.
Já sei, a correria do dia a dia, o trânsito cada dia mais caótico, a diminuição das pausas para descanso e alimentação adequados estão te deixando estressado? Pois saiba que quem mantém uma rotina de exercícios está mais bem-preparado para lidar com o estresse. E poderíamos mencionar muitas outras vantagens e benefícios de fazer exercícios físicos. Acreditamos mesmo que quase ninguém, nos dias de hoje, ignora que gastar energia faz bem. Mas sabemos também que apenas registrar esse conhecimento, sem colocar em prática, não é o suficiente.
O ideal é fazer atividade física pelo menos quatro vezes na semana, mesmo que 30 minutos por dia.
Mas atenção, quem está inativo por muito tempo, está acima do peso ou apresenta algum outro problema de saúde, precisa antes fazer uma boa revisão médica, principalmente focada na avaliação da capacidade pulmonar, além de avaliar o risco que o exercício pode trazer para as articulações. Feito isso, o profissional de Educação Física é quem melhor pode indicar o programa adequado para cada caso.
Mesmo que você comece devagar, o importante é começar! Faça exercícios em um ritmo que seja confortável e seguro, até que esse hábito saudável faça parte da sua vida.

Abraço